não, não tem problema, pode tirar o sapato.

(senta aí. tem coca na geladeira e cuca de quechimia no forno)

quarta-feira, 19 de abril de 2006

V.A.I.T.O.M.A.R.N.O.

A profissão de ator de teatro já é desgraçada e a gente ainda tem que ouvir cada coisa...

Globo vai ao teatro para contratar atores

DANIEL CASTRO - COLUNISTA DA FOLHA

Os produtores de elenco da Globo nunca foram ao teatro como agora. Com a escassez de atores disponíveis em seu "banco de talentos" por causa da concorrência com a Record, a Globo está tendo de procurar "novos" profissionais nos palcos, em um movimento inimaginável anos atrás, quando era hegemônica no segmento. Para escalar a próxima novela das seis, que começa a ser gravada em julho para estrear em setembro, os produtores de elenco estão viajando para várias capitais. "Vamos ter de pegar gente do teatro", confirma Walther Negrão, autor da produção, ainda sem título, levemente inspirada no clássico "Os Miseráveis", de Victor Hugo. A trama será ambientada na Bahia pós-abolição da escravidão, entre 1920 e 1930, e terá como pano de fundo a cultura do algodão e a indústria têxtil _com um movimento operário tecelão. Segundo Negrão, todo o time de comediantes da novela deverá vir dos palcos. Da Companhia Baiana de Patifaria (de "A Bofetada"), a Globo quer o ator Frank Menezes. O elenco de "Terça Insana", espetáculo apresentado em São Paulo, também está na mira. Negrão afirma que o único nome confirmado até agora para sua novela é o de Murilo Rosa, que será o protagonista João Julião. Ele rouba um remédio e vai preso. Nove anos depois, foge e se torna um homem poderoso. Maria Fernanda Cândido poderá interpretar a vilã da trama.

Comentário de Mário Bortolotto:
Eu li essa matéria ontem na Folha de São Paulo e meu coração se encheu de compaixão pela pobre emissora de tv que agora devido à concorrência com outras emissoras vai ter que apelar e ir ao teatro pra conseguir atores para suas produções. Não sou eu que estou dizendo. É só ler aí em cima o que o novelista (eu não chamo de escritor, me desculpem) Walter Negrão disse. Ele falou exatamente assim: “Vamos ter de pegar gente do teatro”. O grifo é meu. O cara disse exatamente isso: “Vamos ter” . Eu fico morrendo de pena dos caras terem que ir ao teatro. E o mais engraçado é que eles dizem que vão atrás de gente de teatro e citam como exemplos o pessoal da Cia. Baiana de Patifaria e o elenco de “Terça Insana”. Não que eu não considere o que esses caras fazem como teatro (são ótimos comediantes), mas é o máximo mesmo que um “novelista” consegue assistir de “teatro”, é ou não é? E os pobres atores de teatro que finalmente conseguiram a atenção dos novelistas se selecionados vão ter o privilégio de serem coadjuvantes do Murilo Rosa e da Maria Fernanda Cândido numa novelinha do tal do Walter Negrão. Isso me lembra o Maurício de Souza (ele mesmo. O tal do elefantinho verde da Cica) que uma noite foi entregar o Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e lascou algo do tipo no microfone: “É tão bom estar premiando essa gente que faz teatro que afinal é o primeiro estágio pra conseguir chegar na tv”. Não sei se foi exatamente com essas palavras (porque o meu estômago revirou na hora), mas foi isso que ele quis dizer. E não querem que eu fique com vergonha?

4 comentários:

Moacir Caetano disse...

eles é que tem que ter vergonha!
humpf!

Cabamacho disse...

Ué, ruiva, mas é assim que o mundo cão funciona. Na cabecinha dessa gente, teatro é só trampolim pra quem quer fazer caras e bocas nas novelas da TV.

Guga disse...

É fOdA!

Fio da Véia disse...

eu conheço a companhia baiana de patifaria.
se eles forem para Globo, eu volto a assitir novela!
:)