não, não tem problema, pode tirar o sapato.

(senta aí. tem coca na geladeira e cuca de quechimia no forno)

quinta-feira, 25 de março de 2010

ensino meu filho a jamais machucar os outros com suas verdades e vontades, porque no fundo o que machuca é isso, só isso e sempre isso, em tamanho e intensidade, em primeira pessoa, em presença e força de dor, ainda que ele esteja em cacos e o machucar seja apenas um reflexo do que ele definitavente e verdadeiramente sente e deseja?
*
*
ensino meu filho a calar-se diante dos outros, mesmo quando os outros são os outros do mundo dele e que são importantes pra ele, para que não exista reação contrária e por consequência e na sequência cólera e castigo que são nada mais nada menos que solidão com outros nomes?
*
*
ensino meu filho a ceder (porque ceder pode ser capricho mas pode ser benção na mesma proporção) e a enganar-se? a pedir perdão com os olhos marejados e o tronco bastante firme? a respirar bem fundo e certeiro antes de conduzir o silêncio ou o grito?
*
*
ensino ao meu filho que sempre existe a opção (com o opcional de não haver perturbação) de fazer tudo e todas as coisas o tempo todo sem sentimento e que os processos menos particulares também são menos dolorosos?
*
*
ensino meu filho a amparar rebeldes e a entender que liberdade é sentimento feroz e custa muito mais que solidez?

4 comentários:

Anônimo disse...

Dita por mais q façamos nunca sera o suficiente para alguns ( ou voce mesma)...ensina teu filho como tu achares melhor..nao tem cartilha nem manual...sempre existirao criticas (tuas, dos outros ou familiares)...ensina teu filho da maneira que tua querias ter sido ensinada...super proteção ou proteçao existe mas ppoucos enxegam q tb fazem( nem sempre é ruim...pra q deixar alguem q tu gostas quebrar a cara..o dificil é reconhecer...mas ensina teu filho a amar, perdoar, ver qd erra e principalmente a desculpar...erros existem mas quem sou eu para criticar...estou vivendo um situação ruim no momento...ensina ele a resolver os problemas e enfrenta-los deixa-los passar pode criar raiva q com o tempo se dissipa ou magoa ..nele ou nos outros o q fica mais dificil de resolver..te conheço sei q acharas a soluçao. Bjks. Tia

Anônimo disse...

Demorei anos para conhecer uma pessoa ou quiz m enganar( nao é marido)..ensina teu filho q decepçao existe...

isabel alix disse...

A gente ensina sobretudo vivendo. Eles veem tudo, e aprendem. Aprendem também que decepção existe, muitas vezes num oferecimento a gente mesmo, e é pra isso que mãe serve também: pra frustrar. Essa cambadinha aí que não se frustrou adequadamente na infância taí barbarizando a sua vida e a vida dos outros mundão afora.
Não existe almoço grátis.

ditavonclaire disse...

nem janta, isabel. nem janta.